44

Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul Parte 1

Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul Parte 1:

Hoje vamos falar do Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul de vários modelos disponíveis no mercado.

O auto teste das lavadoras facilita muito a vida dos profissionais e de quem precisa localizar um defeito na lavadora mas que não quer perder tempo em testar peça por peça para localizar o defeito.

Nessa primeira parte do artigo, iremos realizar o auto teste dos seguintes modelos de lavadoras:

Brastemp e Consul:

  • BWC06A -  BWM08A – BWC07A – BWF08B -  BWF09A – BWG10A
  • BWT08C – BWT09A – BWH08B – XWH08A – BWH09A – BWX09A

Com o auto teste você pode encurtar o caminho e saber de imediato qual ou quais as peças estão apresentando problemas de funcionamento. A realização do auto teste é relativamente fácil e qualquer pessoa poderá realizá-lo, pois não necessitam de ferramentas especiais externas e sim muita atenção para que os passos não sejam errados e com isso tenha que refazer o teste novamente.

Lembrando novamente que esses auto teste são para as Lavadoras Brastemp e Consul e futuramente serão postados artigos de outras marcas e modelos de Lavadoras.

Esse artigo de auto teste das lavadoras Brastemp e Consul publicado aqui no blog tem como objetivo ajudar não somente os profissionais jovens e experientes mas também os consumidores que estejam tendo dificuldades em entender o funcionamento de sua lavadora e necessitem saber onde está o defeito.

Isso não significa que o consumidor não irá chamar mais o técnico, mas significa que de posse do conhecimento, ele pode informar ao técnico que já realizou o auto teste e o técnico por sinal já irá para sua residência sabendo o que irá encontrar. Por outro lado, sabemos também que o consumidor sabendo realizar o auto teste e detectando o defeito de sua lavadora, provavelmente irá querer ele mesmo trocar a peça(s) com defeito.

Na minha opinião, acho que o consumidor tem todo o direito de querer ele mesmo reparar sua lavadora, visto que com o nível de informação contida na internet hoje, qualquer pessoa pode e deve ter direito a informação. Portanto, querer esconder do consumidor as informações a respeito de sua Lavadora ou Refrigerador é chover no molhado, pois as informações estão ai na web para qualquer um acessar.

O profissional competente e sério, sempre terá serviços ao seu dispor, pois o próprio consumidor saberá enxergar essa qualidade e além disso, tem o fato de que tem serviços que somente um profissional qualificado poderá executar.   Então vamos para os auto testes.

Modelos a serem testados no Auto Teste:

  • BWC06A – BWM08A

ATENÇÃO!

Para a realização do Auto-teste a Lavadora deverá estar com água no cesto, ou seja, ao menos o nível médio do Pressostato deverá estar ativado. Sem esse detalhe o auto teste não funcionará.

- Desconecte o produto da tomada
- Mantenha pressionados simultaneamente os botões “SELEÇÃO DE PROGRAMAS” e “TURBO EFICIÊNCIA”
- Reconecte o produto na tomada, aguarde no mínimo 2 segundos com os botões pressionados e então solte-os
- O produto entrará na rotina de Auto-Teste.

Rotina do Auto Teste:

  1. Após iniciada a Rotina de Auto-Teste, ocorrerá a sequência a seguir:
    A VÁLVULA 1 (Sabão) será acionada juntamente com o LED do “MOLHO CURTO”, permitindo a entrada de água. Esta etapa dura 3 segundos
  2. A VÁLVULA 1 será desligada e a VÁLVULA 2 (Amaciante) será acionada juntamente com o LED “LAVAR”. Esta etapa dura 3 segundos
  3. A VÁLVULA 2 será desligada e então o produto iniciará a AGITAÇÃO, juntamente com o acendimento do LED “ENXÁGÜE”. Esta etapa dura 4 segundos
  4. Após a AGITAÇÃO será iniciada a DRENAGEM juntamente com o acendimento do LED
    “CENTRIFUGAÇÃO”.
  5. Após a drenagem da água e com a eletrobomba ainda ligada, será iniciada a CENTRIFUGAÇÃO e nenhum LED se acenderá nesta etapa.

Finalizando o Auto Teste:
Para sair do Auto Teste, deve-se apertar a tecla “LIGA / DESLIGA”.

Modelo a ser testado no Auto Teste:

  • BWC07A

ATENÇÃO!

Para a realização do auto teste a lavadora deverá com o nível médio (ou os dois, médio e alto) do pressostato selecionados. Retire a Gaveta do Dispenser ou mantenha semi-aberta para avaliar qual Válvula está sendo acionada.

- Desconecte o produto da tomada e aguarde por aproximadamente 30 segundos

- Reconecte o produto na tomada e aguarde os LEDs acenderem e apagarem, após isto pressione os botões SELEÇÃO DE PROGRAMAS e TURBO PERFORMANCE simultaneamente, desta forma o produto irá entrar na rotina de Auto-Teste.

Rotina do Auto Teste:

  1. Após iniciada a Rotina de Auto Teste, ocorrerá a sequência a seguir:
    - A VÁLVULA 1 (Sabão) irá funcionar, permitindo a entrada de água, neste momento o LED “PESADO” irá acender. Esta etapa dura 3 segundos
  2. - Desliga a VÁLVULA 1 e será ligada a VÁLVULA 2 (Amaciante) juntamente com o acendimento do LED NORMAL”. Esta etapa dura 3 segundos
  3. - Desliga a VÁLVULA 2 e então o produto iniciará a AGITAÇÃO, juntamente com o acendimento do LED “RÁPIDO”. Esta etapa dura 4 segundos
  4. - Para a AGITAÇÃO e inicia-se a DRENAGEM e o LED “ENXÁGÜE” irá acender. A Eletrobomba de drenagem irá drenar a água do produto, para que este passe para a última etapa do Auto Teste.
    - Então, ainda com a eletrobomba ligada, o produto inicia a CENTRIFUGAÇÃO, até que a tecla LIGA / DESLIGA seja acionada.

Finalizando o Auto Teste:
Para sair do Auto-Teste, deve-se apertar a tecla “LIGA / DESLIGA”.

Modelos a serem testados no Auto Teste:

  • BWF08B – BWF09A – BWG10A

ATENÇÃO!

Para a realização do auto teste a lavadora deverá com o nível médio (ou os dois, médio e alto) do pressostato selecionados. Retire a Gaveta do Dispenser ou mantenha semi-aberta para avaliar qual Válvula está sendo acionada.

-Desconecte o produto da tomada e aguarde por aproximadamente 30 segundos.

- Reconecte o produto na tomada e aguarde os LEDs acenderem e apagarem, após isto pressione os botões “SELEÇÃO DE PROGRAMAS” e “TURBO PERFORMANCE” simultaneamente, desta forma o produto irá entrar na rotina de Auto-Teste.

  1. Rotina do Auto Teste:
    Após iniciada a Rotina de Auto-Teste, ocorrerá a sequência a seguir:
    - A VÁLVULA 1 (Sabão) irá funcionar, permitindo a entrada de água, neste momento o LED “PESADO” irá acender. Esta etapa dura 3 segundos;
  2. - Desliga a VÁLVULA 1 e será ligada a VÁLVULA 2 (Amaciante) juntamente com o acendimento do LED “NORMAL”. Esta etapa dura 3 segundos;
  3. - Desliga a VÁLVULA 2 e então o produto iniciará a AGITAÇÃO, juntamente com o acendimento do LED “RÁPIDO”. Esta etapa dura 4 segundos;
  4. - Para a AGITAÇÃO e inicia-se a DRENAGEM e o LED “ENXÁGÜE” irá acender. A Eletrobomba de drenagem irá drenar a água do produto, para que este passe para a última etapa do Auto Teste.
  5. - Então, ainda com a eletrobomba ligada, o produto inicia a CENTRIFUGAÇÃO, até que a tecla LIGA / DESLIGA seja acionada.
    Finalizando o Auto Teste:
    Para sair do Auto-Teste, deve-se apertar a tecla “LIGA / DESLIGA”.

Modelos a serem testados no Auto Teste:

  • BWT08C – BWT09A – BWH08B – XWH08A – BWH09A – BWX09A

ATENÇÃO!

Para a realização do auto teste a lavadora deverá estar vazia. Retire a Gaveta do Dispenser ou mantenha semi-aberta para avaliar qual Válvula está sendo acionada.

  • 1. Colocar a Lavadora em Auto-Teste:

A. Pressione as teclas “LIGA / DESLIGA” e “TIPO DE ROUPA”.
B. Retire o plugue da tomada, aguarde 5 segundos e conecte-o novamente.
C. Continue pressionando as teclas até ouvir 5 “bips”. Em seguida o LED “INICIA – PAUSA” acenderá continuamente (se isto não ocorrer, a rotina não foi acionada).

  • 2. Teste dos LEDs:

Este teste é optativo, caso deseje iniciar o teste funcional, pule para o item E desta rotina.

D. Para cada tecla pressionada é emitido um “bip” e os LEDs correspondentes a função
selecionada acenderão por ½ segundo. Somente a tecla “AVANÇA PROGRAMA”, não deverá ser acionada nesta etapa (pois esta aciona o Teste Funcional que poderá ser verificado adiante).

3. Teste das funções da Lavadora:

E. Com a Tampa fechada pressione a tecla “AVANÇA PROGRAMA” uma vez, o Timer emitirá
um “bip”, acenderá o LED “PRE-LAVAR e a Válvula 1 (Alvejante + Sabão I) iniciará a entrada de água.
F. Para testar as demais Válvulas basta apertar as teclas de seleção de “NÍVEL DE ÁGUA”,
Cada LED corresponde a uma Válvula conforme tabela abaixo:

tabela led thumb Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul Parte 1

ATENÇÃO!

A partir da sequência G desta rotina de teste, a seleção das Válvulas não poderá ser selecionada.

G. Quando o Pressostato fechar o contato do Nível de ÁGUA BAIXO, emitirá um “bip” e entrará no modo “PAUSA”.
H. Pressione a tecla “AVANÇA PROGRAMA” (não será emitido “bip”), o LED “MOLHO” acende e liga a Resistência.
I. Nesta fase do teste é possível verificar o funcionamento da Resistência, através do uso de um Alicate Amperímetro.
Os valores da Resistência deverão ser iguais ao da tabela abaixo:

tabela teste1 thumb Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul Parte 1

J. Pressionar novamente a tecla “AVANÇA PROGRAMA”, a Válvula selecionada anteriormente inicia um novo enchimento e o Pressostato fecha o Nível Médio, o Timer emite um “bip”, acende o LED “NÍVEL MÉDIO” e continua enchendo novamente até atingir o NÍVEL ALTO. Será emitido um novo “bip” e a Lavadora entra em “PAUSA”.

OBS.: A medida que os níveis de água são atingidos, o LED de Nível de Água correspondente ficará aceso.

K. Ao pressionar a tecla “AVANÇA PROGRAMA” o Motor iniciará agitação.
L. Ao pressionar novamente a tecla “AVANÇA PROGRAMA” inicia a Drenagem e quando o Pressostato abrir o contato do “NÍVEL BAIXO” é emitido um “bip” e depois de 1 minuto o Timer executa a Centrifugação seguida pelo acionamento do Atuador para freiar o movimento do Cesto.

ATENÇÃO!

I. Caso queira voltar a Rotina do Auto Teste basta apertar novamente a “AVANÇA PROGRAMA”.
II. Se for avançada a Rotina na primeira entrada de água para o acionamento da Resistência, a Lavadora acusará o erro 2 (vide tabela abaixo).

TABELA l – Erros identificados durante a rotina do Auto-Teste:

tabela erros rotina auto teste thumb Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul Parte 1

TABELA ll – Erros identificados durante o funcionamento da Lavadora:

tabela2 erros rotina auto teste thumb Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul Parte 1

tabela2 erros rotina auto teste 2 thumb Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul Parte 1

Finalizando o Auto Teste:
Para sair do Auto Teste, deve-se apertar a tecla “LIGA / DESLIGA” ou desligue a Lavadora da tomada.

Essa foi a primeira parte do do artigo Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul ensinando como realizar a rotina de auto teste para identificar defeitos nas lavadoras Brastemp e consul.

Breve estarei postando a segunda parte do Auto Teste.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • bwc08abana - brastempparte eletrica
  • esquema eletrico bwc07a brastemp
  • auto teste lavadora consul
  • máquina de lavar consul ou brastemp
  • opiniões máquina de lavar brastemp ou consul

Posts Relacionados:

  1. Teste Placas Eletrônica Lavadoras Brastemp parte 1
  2. Teste das Placas Eletrônicas Electrolux TOP8 Vilectron Parte 2
  3. Testes de motores timer e dicas de lavadoras de roupas
  4. Teste das Placas Eletrônicas Electrolux TOP8 – TOP8A – TOP8S Parte1
  5. Manual de Serviços Lavadora Consul CWC22A

Nilton Neto

facebooktwittergoogle plus

Fundador e administrador do Blog Niltran. Trabalho com reparos de Lavadoras e Refrigeradores domésticos. Estamos iniciando atendimento de assistência técnica para orçamentos no Rio de Janeiro através de nossa equipe de colaboradores autônomos. Se você não conseguiu resolver o problema de seu aparelho aqui no Blog, clique no botão SOLICITAR UM ORÇAMENTO abaixo e solicite um orçamento.


Filed in: Destaque, Dicas Tags: , , , ,

44 Responses to "Auto Teste das Lavadoras Brastemp e Consul Parte 1"

  1. André Pires disse:

    Boa noite Nilton, tenho uma BWC07 e nao consigo fazer o auto teste e nem iteregir com o painel.
    Fica piscando no pesado e nem quando eu fecho a tampa ela para.
    Obrigado.

  2. csar maciel disse:

    estou precisando do diagrama eletrico decriminado para fazer uma liagação estou com dificuldade porque esta sobrando dis fios brancos GRATO CESAR

  3. Roger disse:

    amigo, o agitador da minha maquina esta “solto”, tipo assim… ele deveria ficar movimentando de acordo com o funcionamento da maquina… se eu colocar a mao nele com a maquina ligada ele para de agitar… como faço para resolver esse problema?

  4. Gilder disse:

    Tenho uma lavadora Brastemp clean 6k bwc06a, ela ficou com uma trepidação acima do normal fazendo com que ela até saísse do lugar, deitei a mesma para ver se tinha algo fora do lugar e não achei nada fora do normal, porem quando tentei fazer uma lavagem ela começou a encher de água e não parou mais ficou transbordando. 
    Alguem pode ter uma ideia do problemas e caso tenha q trocar algo eu já saber para evitar possível cobraça indevida de um técnico.

    desde já grato

    Gil

    • BRASTECH SP disse:

      OLHA AMIGO PARECE TER ESTRAGADO PLACA E ATUADOR DE CENTRIFUGAÇÃO,SE ESTIVER NO RIO PROCURE O NILTON
      ATT

    • BRASTECH SP disse:

      OLHA AMIGO,A MAQUINA SO TREPIDA SE, ROUPA MAL ARRUMADA NO CESTO,OU DESBALANCEADO O CONJUNTO TODO,AGORA AGUA ALEM DO NORMAL,PODE SER O RELE DE NIVEL…

      SE ESTIVER NO RJ ACONSELHO A CHAMAR O NILTON AQUI DO SITE POIS E UM PROFISSIONAL RENOMADO E HONESTO
      ATT

  5. Alan disse:

    Olá Nilton,

    tenho uma lavadora brastemp BWG10A, não abastece água e não centrifuga, só agita a roupa. A placa eletrônica foi trocada há pouco mais de 3 meses, pela autorizada brastemp. Chamei novamente o técnico que condenou novamente a placa eletrônica e o pressostato, e talvez a placa de potência. Realizei o auto-teste conforme explicado no seu tutorial, tudo ocorre normalmente até a etapa ENXÁGUA, a partir daí a lavadora não avança para a centrifugação, ficando com os leds ENXÁGUA e TURBO PERFORMANCE acesos. Só pra constar, liguei a lavadora pra realizar o auto-teste, e ela chegou a iniciar normalmente, abastecendo água e centrifugando, no entanto desliguei-a novamente e voltou a apresentar os mesmos problemas. Alguma sugestão do que possa estar acontecendo? Grato.

  6. fernando bastos disse:

    caro Nilton, tenho uma lavadoea consul cargo 8kg com pouco uso, que ao lavar uma quantidade maior de toalhas, emitiu uma fumaça com cheiro de queimado.Desliguei tirei toda carga e religuei so com agua. ela nao partia mais. mas com ajuda roda so para um lado, nao centrifuga sem ajuda tambem. penso que possa ser o freio. O que voce me aconselha trocar?

  7. Fernando Ribeiro disse:

    Gostaria de saber como é o auto-teste da lavadora Brastemp BWL11A

    Obrigado por disponibilizar estes conteúdos na internet. Como consumidor é bom saber como funcionam nossos aparelhos domésticos.
     muito Grato
    Fernando Ribeiro 

  8. solange disse:

    olá..minha maquina é Brastemp mais não sei o modelo, e ela está com a luz de pausa ligada piscando o tempo todo..oque pode ser?

  9. Sadrak Oliveira Franceschine disse:

    Olá, meu amigo, recentemente ganhei uma máquina, mas ela está sem o painel, me parece ser uma brastemp clean modelo BWR22BBANA, série 8AB825553.
    Voçê não tem nenhuma dica, comentários ou uma foto desse modelo?
    Se tiver e puder me passar fico muito grato, desde já obrigado.

  10. rivaldo disse:

    Boa noite nilton
    olha estou com problema lavadora active 11 kilos,bwL11abana
    a mesma trabaalha normal ,porem nao solta a agua ,e nao centrifuga.
    fato testado bomba e acionador tudo ok chicote ok,partimos para palaca de potencia, persiste defeito,mesmo com plaaca nova e original.
    pergunta,poderia ser a regua de controle?
    desde de ja agradeço

Leave a Reply

Submit Comment

Proudly designed by Theme Junkie.
Plugin from the creators of Brindes :: More at Plulz Wordpress Plugins