Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50-60

Abaixo segue passo a passo de como deverão ser desmontados e testados os componentes das Lavadora Electrolux LT 50-60

No final do artigo você encontrará um link para efetuar o download desse passo a passo em formato PDF para poder imprimir e guardar para futuras consultas.

image thumb331 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb332 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

Ferramentas necessárias para a desmontagem da Lavadora Electrolux LT 50-60:

1. FERRAMENTAS

– Alicate universal

– Alicate bomba d’água

– Alicate de corte

– Chave Phillips 1/8″x 4″

– Chave Phillips 1/4″ x 4″

– Chave Phillips 2 x 60

– Chave canhão 1/4″

– Chave fixa 13 mm

– Chave L 10 mm

– Chave L 1/2″

2. DESMONTAGEM E MONTAGEM

2.1 ACESSO AOS COMPONENTES DA LAVADORA

2.1.1 Tampa Traseira

Com uma chave canhão 1/4”, retire os parafusos que fixam a tampa traseira.

2.1.2 Topo

a. Com uma chave canhão 1/4”, retire os 2 parafusos que fixam o Topo ao Gabinete.

CUIDADO:

Sempre descarregue o capacitor permanente antes de manipular a rede elétrica da lavadora.

b. Desconecte a rede elétrica superior dos componentes. c. Desconecte o tubo do pressostato do bulbo.

d. Solte então as travas do topo, desencaixe e remova o topo.

2.1.3 Tampa

Com uma chave de fenda, remova a tampa do topo, abra a tampa e desencaixe-a do topo, pressionando a mola da dobradiça no lado direito.

2.1.4 Painel de Controle

Para remover o painel de controle do topo da lavadora Electrolux LT50-60, usando uma chave Phillips, desparafuse o painel de controle separando-o do topo.

2.2 DESMONTAGEM DOS COMPONENTES DA LAVADORA

2.2.1 Pressostato e Timer/Chave Seletora Fixa/Placa Eletrônica com Chave Fixa

Remova a tampa desencaixando-a do topo.

Remova os botões do pressostato e do timer/chave seletora. Para o timer ou a chave seletora motorizada, é necessário retirar os 2 parafusos Philips que fixam o timer/chave seletora ao painel. Desconecte o bulbo do pressostato e a rede elétrica. Libere a trava superior do painel de controle tendo então acesso ao timer/chave seletora e ao pressostato.

2.2.2 Válvula de Entrada de Água

Desconecte os fios da válvula de entrada de água, desencaixe a válvula de entrada de água do topo e retire as mangueiras de sabão e amaciante.

2.2.3 Bomba de Drenagem

Com um alicate bomba d’água, retire as abraçadeiras que prendem as mangueiras tanque/bomba e de drenagem da bomba. Desconecte os dois terminais de acionamento da bomba. Com uma chave Phillips, retire os 4 parafusos que prendem a bomba à Lavadora.

2.2.4 Bulbo do Pressostato

A câmara do bulbo do pressostato da Lavadora Electrolux LT 50-60 é soldado ao tanque por ultra-som. No caso de danos à câmara do bulbo, deve-se substituir todo o conjunto do tanque.

2.2.5 Capa do Tanque

Para desmontagem da capa do tanque, primeiro deve ser removido o topo da Lavadora.

Pressione, então, a capa contra o tanque e, usando uma chave de fenda, desengate as travas que prendem a capa ao tanque.

2.2.6 Anel hidrodinâmico

Para retirar o anel hidrodinâmico deve-se retirar os 2 parafusos que fixam o topo com uma chave canhão ¼. Retire as molas do varão de suspensão, remova o agitador e o cesto e retire os 6 parafusos Philips que fixam o anel hidrodinâmico.

2.2.7 Agitador

Desencaixe a tampa do agitador. Usando uma chave L 10mm, retire o parafuso que prende o agitador ao eixo do mecanismo.

2.2.8 Cesto

Para retirada do cesto Lavadora Electrolux LT 50-60, é necessário que primeiro sejam removidos a capa do tanque e o agitador. Com uma chave fixa 13mm, retire o parafuso que prende a chaveta do cesto. Retire então o cesto, puxando-o para cima.

2.2.9 Tanque

Para a desmontagem do tanque, é necessário que primeiro seja removido o topo. Utilizando um alicate universal, retire a abraçadeira que fixa a mangueira tanque/bomba ao tanque. Solte a mangueira do pressostato do bulbo. Retire os 4 varões que sustentam o tanque removendo-os um de cada vez. O conjunto tanque mais mecanismo está livre para ser removido. Retire-o puxando-o para cima.

2.2.10 Suspensão (varões do tanque)

Para a retirada dos varões do tanque é necessário que primeiro seja removido o topo. Solte a mola horizontal dos 4 varões. Puxe o conjunto tanque para cima fazendo com que o varão se desencaixe de sua fixação superior. Puxe o varão então para baixo desencaixando de sua fixação inferior (junto ao tanque).

2.2.11 Motor

Desconecte as ligações elétricas do motor. Com uma chave fixa 13mm, solte os 2 parafusos que fixam o motor à travessa mecanismo. Solte a correia da polia do motor e retire o motor.

2.2.12 Conjunto mecanismo

No conjunto mecanismo, o movimento de rotação vindo da polia durante a agitação é transmitido ao eixo do agitador e deste para o agitador, fazendo com que este realize o movimento de rotação nos dois sentidos. O sentido da rotação do motor é controlado pelo timer. Durante a agitação, o cesto está fixo na travessa do motor através dos acoplamentos entre tubo co-injetado, corpo da catraca e suporte do mecanismo. O cesto não se movimenta em nenhum sentido. Durante a centrifugação o termoatuador acionará, levando o braço atuador a movimentar o anel acionador que por sua vez movimentará o corpo da catraca, desacoplando este do suporte do mecanismo e acoplando- o na polia, transmitindo assim o movimento do motor ao cesto, através dos acoplamentos entre polia, corpo da catraca e tubo co-injetado. Nesta fase o motor gira em sentido anti-horário se observado pelo lado da polia e o cesto gira no sentido horário se observado pelo lado do agitador (interno).

DESMONTAGEM

Para a retirada do conjunto mecanismo é necessário que seja removido o cesto, a travessa do mecanismo, o retentor do tanque, a polia da transmissão e a capa da catraca. Com um alicate, retire o anel elástico que fixa o tubo no rolamento.

3. DESCRIÇÃO E TESTE DOS PRINCIPAIS COMPONENTES

3.1 DISPOSITIVO DE SEGURANÇA DA TAMPA (INTERRUPTOR DA TAMPA)

O dispositivo de segurança da tampa é um dispositivo elétrico, composto de um interruptor elétrico e está localizado no lado esquerdo do topo e é acionado pela tampa.

O interruptor está ligado à rede elétrica e abre o circuito quando a tampa é aberta, parando o funcionamento da lavadora. Se durante o funcionamento a tampa for aberta, a lavadora pára. Para continuar o programa, basta fechar a tampa.

Teste

a. Posicione o interruptor como se a tampa estivesse fechada. Com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, verifique se há continuidade entre os terminais.

b. Solte a alavanca do interruptor como se a tampa estivesse aberta. Nesta posição, e com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, não deve haver continuidade.

 

3.2 PRESSOSTATO

Descrição

O pressostato controla os níveis de água (Baixo, Médio e Alto), ou seja, a quantidade de água que deve entrar na lavadora.

Funcionamento

Enquanto não for atingido o nível selecionado, a válvula de entrada de água permanece energizada. Quando se atinge o nível selecionado no botão “nível de água”, o pressostato desliga a válvula de entrada de água e inicia o programa de lavagem.

O pressostato fica localizado na parte interna do topo da Lavadora fixado ao painel de controle. É composto por duas câmaras, superior e inferior, separadas por um diafragma. A câmara superior contém contatos rápidos conectados no centro do diafragma por um mecanismo de nível. A câmara inferior (câmara de ar) é hermeticamente fechada e é ligada através de um pequeno tubo ao bulbo do pressostato. Quando a água é admitida na lavadora, o nível de água sobe e, consequentemente, a pressão de ar na câmara inferior aumenta. O aumento de pressão sobre o diafragma força-o mesmo de encontro aos contatos rápidos, atuando sobre estes conforme a pressão.

Se ocorrer vazamento de ar no diafragma, na câmara de pressão, no tubo ou no bulbo, não será exercida pressão sobre o diafragma e a lavadora transbordará.

Teste

a. Na posição de repouso (sem pressão), com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, verificar a continuidade entre os terminais RO e VI : deve haver continuidade.

b. Na posição ativado (com pressão), com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, verificar a continuidade entre os terminais VI e PR: deve haver continuidade.

c. Caso o pressostato perca a graduação, fazendo com que os níveis de água sejam diferentes dos estipulados na tabela abaixo, o mesmo deve ser substituído por um novo.

image thumb333 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.3 VÁLVULA DE ENTRADA DE ÁGUA

Descrição

É o dispositivo elétrico que, quando acionado, permite a entrada de água na lavadora. É conectada, externamente à mangueira de entrada de água e internamente à caixa de distribuição.

A válvula possui 2 solenóides que permitem a entrada da água em 2 posições distintas conforme abaixo: Solenóide 01 – A água entra na canaleta de sabão para Lavagem.

Solenóide 02 – A água entra no compartimento de Amaciante (Enxágüe).

Válvula desligada

Conforme a figura a seguir, verifica-se que a agulha pressiona o diafragma através da ação da mola. O diafragma, na sua posição de repouso, não permite a passagem de água. Se a pressão da água for muito grande, haverá a passagem de água, pois a pressão da mola não é suficiente para manter o diafragma fechado.

O filtro tela existe para impedir que algum resíduo fique retido no diafragma. Caso isto aconteça, a válvula irá permitir a passagem da água.

Válvula ligada

Quando um dos solenóides da válvula é energizado, cria-se um campo magnético que atua na agulha. A agulha é então pressionada contra a mola que se contrai. A pressão da água é suficiente para empurrar o diafragma, permitindo a passagem da água. Se a pressão da água for muito pequena, mesmo com a mola contraída, o diafragma não permitirá a passagem da água.

image thumb334 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

Teste

Verificar a resistência ôhmica entre os terminais de cada um dos 2 solenóides. O valor da resistência deve estar dentro dos valores abaixo:

image thumb335 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.4 BOMBA DE DRENAGEM

Descrição

A bomba de drenagem da Lavadora Electrolux LT50-60 é do tipo centrífuga e é movida por um motor síncrono monofásico. É formada basicamente pelo rotor, evoluta e hélice.

O rotor consiste de um imã permanente cujo sentido de rotação pode ser tanto horário como anti-horário. Uma característica importante do rotor é que ele pode girar aproximadamente ¼ de volta sem movimentar a hélice. Portanto, se a bomba travar devido a um objeto estranho, o rotor deve executar pequenos movimentos horários e anti- horários até destravá-lo. A proteção elétrica da bomba é feita através de um protetor térmico.

Teste

a. Verificar a resistência ôhmica entre os terminais da bomba de drenagem. O valor da resistência deve estar entre os valores descritos na tabela abaixo.

b. Com um pouco de água na lavadora e com a bomba no local, verificar se ocorre a drenagem quando a bomba é diretamente energizada.

image thumb336 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.5 CAPACITOR

Descrição

Nesta lavadora é utilizado um capacitor permanente que auxilia a partida do motor tanto na agitação como na centrifugação. O capacitor permanente está ligado em série com o enrolamento do motor e corrige, caso necessário (variação de carga no motor), a tensão do motor. Para as medições do capacitor, utilizar um capacímetro.

Especificações

image thumb337 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

Teste

a. Com um multímetro analógico na escala de resistência, conectar as pontas de prova do multímetro no capacitor.

Verificar que o valor da resistência tende a zero e, logo após, aumenta até seu valor infinito. Caso a deflexão do ponteiro seja muito pequena, deve-se mudar a escala de leitura no multímetro.

b. Invertendo as pontas de prova do multímetro no capacitor o processo se repete.

Importante

Caso o ponteiro não deflexione ou deflexione e não retorne, o capacitor está defeituoso e deve ser substituído por um novo.

3.6 MOTOR

Descrição

O motor elétrico utilizado nas lavadoras é do tipo assíncrono que funciona com o capacitor permanentemente ligado ao motor.

image thumb338 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

Teste

a. Para se testar a condição do motor da lavadora, deve-se fazer a ligação direta do mesmo, fazendo-o girar nos dois sentidos e observando a sua corrente, conforme descrito a seguir.

b. Com o motor em uma bancada, fazer as ligações conforme descrito abaixo:

Agitação

Ligar o capacitor entre os fios vermelho e amarelo do motor. Ligar a fase no fio branco do motor.

Ligar então a 2ª fase ou neutro no fio vermelho do motor (gira no sentido horário)

Para inverter a rotação do motor: ligar a 2ª fase ou neutro no fio amarelo do motor (gira no sentido anti-horário).

Centrifugação

A centrifugação da Lavadora Electrolux LT 50-60 ocorre quando o motor gira no sentido horário (visto pelo lado da polia do motor).

Neste momento é liberado o termoatuador fazendo com que o movimento de rotação vindo do motor seja transmitido pela carcaça da transmissão, não havendo a redução proporcionada pelo engrenamento interno e fazendo com que o cesto gire à 500 rpm.

3.6.1 Protetor de Sobrecarga

Este componente se destina a proteger os enrolamentos do motor, desligando-os em caso de sobrecarga elétrica, problemas mecânicos ou aquecimento excessivo do motor.

Temperatura de Atuação: 145 +/- 10ºC Temperatura de Desarme: 95 +/- 10ºC

3.6.2 Tempos Para Acionamento do Motor durante a Agitação

Cada perfil de agitação consiste no acionamento do motor nos sentidos horário e anti-horário, da seguinte forma:

– Liga no sentido horário 2,4 segundos, então

– Desliga 2,4 segundos, então

– Liga no sentido anti-horário 2,4 segundos, então

– Desliga.

A tabela a seguir indicam os tempos de motor ligado e desligado, referente ao perfil de agitação escolhido.

image thumb339 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60 (*) Aqui o ciclo se repete, partindo do início.

3.7 TECLA LIGA/DESLIGA

Esta tecla liga ou desliga a lavadora.

3.8 TIMER (MODELO LT50)

Fornecedor: BITRON

Teste

Para testar o timer utilizar o endereçamento do timer abaixo, a carta de tempo e o esquema elétrico (encontrados no módulo III deste Manual de Serviços).

Endereçamento do Timer

image thumb340 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.9 PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60)

3.9.1 Composição da Placa Eletrônica

Î Saídas (potência/led’s)

• Válvula de entrada de água (enchimento)

• Válvula de entrada de amaciante

• Motor principal (sentidos horário e anti-horário)

• Eletrobomba de drenagem

• Termo-atuador

• Led máquina ligada

Í Sinais de entrada

• Interruptor da tampa

• Pressostato eletromecânico

• Chave de seleção de programas

• Chave liga/desliga

Na placa eletrônica estão a identificação da tensão e freqüência de operação, o código Electrolux (abaixo) e a data de fabricação e versão do software:

LT60PNCs913514377/ 913514378Placa Eletrônica Tensão de Funcionamento127 ou 220V / 50-60Hz Código Electrolux:70294484
LT60PNCs913514396/ 913514397Placa Eletrônica Tensão de Funcionamento127 ou 220V / 50-60Hz Código Electrolux:64800254

3.9.2 Faixas de Operação

A placa eletrônica é utilizada tanto nas lavadoras em 127V como em 220V, porém, como segurança, ela possui um circuito para detecção da tensão da rede: se a lavadora for ligada em tensão errada nenhum dos componentes elétricos será alimentado (válvula, motor, eletrobomba de drenagem, etc.).

A tensão de funcionamento da lavadora deverá ser selecionada através do jump J1 (127V ou 220V).

Faixas de tensão aproximadas: Para 127V: 127 ± 26% (Com Jumper) Para 220V: 220 ± 26% (Sem Jumper)

Temperatura: -5 a 75°C;

Umidade relativa do ar: 30 a 95%

3.9.3 Tempos Para Acionamento do Motor durante a Agitação

Os perfis de agitação devem ser de acordo com a tabela abaixo.

image thumb341 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.9.4 Rotinas de lavagem

Engrenamento

A rotina de engrenamento deve ser realizada no início da agitação, da centrifugação e todas as vezes que a tampa da lavadora for fechada se a mesma estiver realizando o ciclo de agitação ou centrifugação.

Obs.: O movimento de engrenamento é igual a um ciclo de agitação, o perfil do mesmo está na tabela do item

3.9.3.

Agitação

1. Liga o motor sentido horário.

2. Desliga o motor sentido horário.

3. Liga o motor sentido anti-horário.

4. Desliga o motor sentido anti-horário.

Obs: Os tempos de motor ligado/desligado devem ser de acordo com a tabela do item 3.9.3.

Carta de tempo abaixo:

image thumb342 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.9.6 Rampas

Rampa 5: Amaciante

1. Enche a máquina até o nível selecionado;

2. Realiza agitação por 2 minutos;

3. Liga a válvula de amaciante por 2 minutos (sem agitação);

4. Realiza agitação por 2 minutos;

Rampa 7: 4×10/20

Executa 4x (Liga o motor no sentido anti-horário por 10s e desliga por 20s.

NOTAS:

• Quando a tampa da lavadora é aberta e a mesma está em centrifugação, o motor desliga e a bomba de drenagem e o termo-atuador permanecem ligados. Após 3 minutos de tampa aberta a bomba de drenagem e o termo- atuador desligam.

• Em centrifugação o motor liga somente 2 minutos após o pressostato detectar a perda do nível de água.

• Se a bomba de drenagem ficar ligada durante 30 minutos e não houver alteração no nível de água, a lavadora desliga.

• Se a válvula de enchimento ficar ligada durante 60 minutos e não houver detecção do nível de água, a lavadora desliga.

• Se a máquina estiver funcionando e o programa de lavagem for modificado, a lavadora desliga. Para reiniciar o novo ciclo, a lavadora deverá ser ligada (pressionando a tecla Liga/Desliga).

• No final do programa lavagem econômica, se o led estiver piscando, para continuar o programa o Consumidor deve apertar a tecla Liga/Desliga ou selecionar um novo programa.

• No programa molho dinâmico, o led acende indicando início de programa. A lavadora fica em molho com agitações em intervalos regulares. Ao final do tempo de molho a lavadora desliga (veja item 3.9.5).

3.9.7 Rotina de auto-teste

Como colocar o produto em auto-teste:

A máquina deve estar desconectada da tomada, a chave rotativa de 8 posições deve estar na posição 8 (TURBO CENTRIFUGAÇÃO), a tecla (Liga/Desliga) deve estar pressionada e a tampa deve permanecer fechada durante

5 segundos e então com a tecla pressionada ligar o produto na tomada.

• Após esses 5 segundos o LED indicador de liga-desliga acende.

Para entrar no modo auto-teste nos próximos 2 segundos, deve ser feita a seguinte seqüência:

• Soltar a tecla Liga/Desliga.

• Abrir e fechar novamente a tampa. Caso não seja feita esta seqüência dentro de 2 segundos, a lavadora volta ao estado normal de funcionamento. Se essa seqüência for feita, a lavadora entra em auto teste.

Seqüência de teste:

Se a seqüência acima for feita corretamente e estiver dentro do tempo de 7 segundos, a rotina de auto-teste será iniciada. O técnico deve realizar os seguintes passos:

Enchimento:

1. Gire a chave seletora motorizada (CSM) para a posição 1 (JEANS). O LED de indicação de entrada em modo de auto-teste irá apagar e ligará a válvula de enchimento.

2. Quando nível selecionado for detectado, a válvula é desligada e a válvula de amaciante é ligada.

A válvula de amaciante ficará ligada até que o técnico mude a chave seletora motorizada (CSM) para a posição 2 (BRANCO ENCARDIDO).

Agitação:

1. Comutando a chave seletora motorizada (CSM) para a posição 3 (NORMAL), a lavadora entra em agitação por no máximo 10 minutos.

Drenagem:

TESTE DE BANCADA

1. Comutando a chave seletora (CSM) para a posição 4 (RÁPIDO 30 MIN), a lavadora liga a bomba de drenagem de água.

Caso a chave seja mudada para a posição 8 (TURBO CENTRIFUGAÇÃO) dentro de 2 segundos, a lavadora sai do modo de auto-teste e entra no modo de funcionamento normal.

TESTE DA LINHA

1. Comutando a chave seletora (CSM) para a posição 5 (LAVAGEM ECONÔMICA 2 Enxágües), a lavadora liga a bomba de drenagem de água.

Caso a chave seja mudada para a posição 8 (TURBO CENTRIFUGAÇÃO) dentro de 2 segundos, a lavadora sai do modo de auto-teste e entrará no modo de funcionamento normal.

Centrifugação:

TESTE DE BANCADA

1. Quando a máquina perder o sinal do pressostato e tiver passado 10 segundos do começo da drenagem, a lavadora entra em centrifugação por 20 minutos.

TESTE DA LINHA

1. Quando a lavadora perder o sinal do pressostato e tiver passado 2 minutos do começo da drenagem, a lavadora entra em centrifugação por 20 minutos.

Para finalizar a rotina de auto-teste:

Coloque a chave seletora (CSM) em uma posição acima da posição 6 (LAVAGEM ECONÔMICA 1 Enxágüe). Fim da rotina de teste.

3.10 CHAVE SELETORA (MODELO LT60 PNCs 913514377 / 913514378)

A chave seletora informa à placa eletrônica as etapas a serem executados através da combinação de 5 contatos.

Características da chave:

• É composta por 15 passos de combinação dos contatos formando 15 códigos para a placa, mais o passo zero

(desligado).

• Terminal 5 (comum).

Veja abaixo tabela de combinação dos contatos passo a passo:

image thumb343 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60 image thumb344 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.11 TESTE DE CONTINUIDADE DOS COMPONENTES PELA PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60

PNCs 913514377 / 913514378)

 

ATENÇÃO!!

OS TESTES DEVEM SER REALIZADOS COM O PRODUTO DESCONECTADO DA ENERGIA ELÉTRICA.

Os testes foram realizados no CN.05 de acordo com a carta de tempo da chave seletora.

Cores dos fios do CN.05 na placa eletrônica:

01 – branco

02 – azul claro

03 – amarelo

04 – preto

image thumb345 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

OBS.: TENHA CUIDADO PARA NÃO INVERTER OS FIOS DURANTE OS TESTES.

Com o produto energizado na tomada, independentemente de a tampa estar fechada ou aberta e do programa selecionado, deve haver tensão nominal do produto nos pontos a seguir.

image thumb346 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

.11.2 Teste do motor direto no sentido de rotação anti-horário

image thumb347 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60 Neste ponto é utilizado um jumper.

 

3.11.3 Teste do motor direto no sentido de rotação horário

image thumb348 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60 Neste ponto é utilizado um jumper.

3.11.4 Teste da eletrobomba de drenagem e do atuador do freio (os dois componentes estão em paralelo)

image thumb349 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60 Neste ponto é utilizado um jumper.

3.11.5 Teste da válvula principal

image thumb350 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60 Neste ponto é utilizado um jumper.

3.11.6 Teste da válvula do amaciante

image thumb351 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60 Neste ponto é utilizado um jumper.

3.12 TESTES DE SAÍDA DE TENSÃO DOS COMPONENTES PELA PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60

PNCs 913514377 / 913514378)

image thumb352 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.12.2 Teste de saída de tensão do motor no sentido anti-horário

 

image thumb353 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.12.3 Teste de saída de tensão motor sentido horário

image thumb354 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.12.4 Teste de saída de tensão da eletrobomba de drenagem e do atuador do freio (os dois componentes estão em paralelo)

image thumb355 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.12.5 Teste de saída de tensão da válvula do amaciante

image thumb356 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.12.6 Teste de saída de tensão da lâmpada piloto (V.C.C.)

 

image thumb357 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.13 TESTE DE CONTINUIDADE DOS COMPONENTES PELA PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60

PNCs 913514396 / 913514397)

ATENÇÃO!

COM O PRODUTO ENERGIZADO APENAS, FAÇA OS SEGUINTES TESTES COM BASTANTE ATENÇÃO PARA NÃO JUMPEAR OS FIOS ERRADOS

O fio comum para os seguintes testes é o azul do CN-01.

OBS.: TENHA CUIDADO PARA NÃO INVERTER OS FIOS DURANTE OS TESTES.

Com o produto energizado na tomada, independentemente de a tampa estar fechada ou aberta e do programa selecionado, deve haver tensão nominal do produto nos pontos a seguir.

image thumb358 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb359 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60 image thumb360 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb361 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb362 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb363 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.14 TESTES DE SAÍDA DE TENSÃO DOS COMPONENTES PELA PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60

PNCs 913514396 / 913514397)

image thumb364 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb365 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb366 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb367 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

image thumb368 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.14.6 Teste de alimentação da unidade de interface

OBS: Tensão de corrente contínua – VCC.

• Meça a tensão nos pontos:

image thumb369 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

3.14.7 Teste de continuidade do interruptor da unidade de interface (BIP) OBS: Use a escala adequada no multímetro.

image thumb370 Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50 60

Bom pessoal vou ficando por aqui com esse artigo sobre a Lavadora Electrolux LT50-60 e avisando que o blog passará por diversas transformações a partir da próxima semana com muitas novidades, e mais artigos.

Tive que me ausentar do blog por um tempo, mas agora já está tudo resolvido e estou voltando a ativa com muita forma e com novos projetos na área de reparo de eletrodomésticos.

Abaixo o link de download;

Download – Desmontagem  e  testes da Lavadora Electrolux LT 50 e 60

Sobre Nilton Neto

Fundador e Administrador do Blog Niltran. Trabalho com Reparos de Lavadoras de Roupas e criação de Blogs na Internet. Ajudo milhares de Clientes e Consumidores a efetuarem pequenos Reparos em suas Lavadoras de Roupas. Também ajudo a milhares de Jovens que estejam aprendendo a Profissão de Técnico de Lavadoras de Roupas através das dicas no Blog.

191 comentários

  1. HENRIQUE BASTOS

    SHOW DE BOLA, APLAUSOS, TUDO DE BOM PRA QUEM QUER FAZER A MANUTENÇAO EM SEU PROPRIO EQUIPAMENTO, ASSIM COMO EU.

  2. diego marques

    muito bom curso, bem explicado e ilustrado

    parabens poara o autor…….

  3. Henrique Bastos

    Niltran quando os passos são excutados corretamente por exemplo, auto programação, e o equipamento não corresponde, o que pode ser, minha maquina LT60, ela enche normalmente bate mas não descarrega, olhei a valvula de descarga, Ok, fiz todos os passos da auto programação mas ela não execulta nenhum passo, maquina desligada, mantem o botão liga apertedo por 5 segundos com o mesmo apertado liga a tomada isso co a chave selectora na posição 8, espera a luz acender, solta o botão abre a tampa e fecha modifica a chave para as possições de cada teste que quizer, ela acende a luz mas não faz nenhum auto teste, e agora qual é o proximo passo, já que ela enche normal bate e mesmo com a valvula de descarga boa não esvazeia a cuba, sera problema na placa, vc conhece do circuito eletrônico? quam possa dar informação, mais uma vez obrigado.

    • Olá Henrique,

      Se você fez o auto teste da lavadora e a mesma não correspondeu é porque realmente existe coisa errada com ela.

      Você chegou a retirar a eletrobomba de drenagem e checou se não existe nenhum objeto estranho (moeda, clips, fecho de sutiã) dentro dela?

      Quando a lavadora vai jogar água fora e a eletrobomba aciona, faz o barulho de drenagem da água e a água não sai, com certeza o problema só pode ser o seguinte:

      Antes de mais nada, encha a lavadora somente com um pouco de água, desligue ela e retire a mangueira de drenagem da parte da tubulação da parede de sua residência e abaixe a mangueira em um recipiente ou no ralo e veja se a água sai.

      1 – Eletrobomba de drenagem travada com objetos dentro dela. (Retire a mangueira de drenagem na parte que conecta na eletrobomba e veja se o rotor gira normalmente com os dedos sem nenhum impecílio. Isso com a lavadora desligada).

      2 – se na hora de jogar água fora a eletrobomba não atua ou seja, não liga, o problema passa a ser em outro local como por exemplo a trava da tampa.

      Pelo que você relata Henrique, acho que tem algum objeto estranho dentro da eletrobomba da sua lavadora.

      Um abraço,

      Nilton Neto.

  4. Não poderia usufruir e deixar de registrar o agradecimento pelo seu gesto de compartilhar….

    Muito obrigado Niltran, você me ajudou muito!

    Parabéns!

    • Olá Márcio,
      Obrigado você pela visita. Estou devendo mais posts no blog e estou com problema de tempo, pois estou tocando mais dois projetos de blogs e está difícil de atualizar esse blog.
      Vou dar um jeito e colocar mais postagens para ajudar as pessoas que necessitem de informações.

      Um abraço.

  5. Ola Nilton Estou com um problema, minha LT60 está funcionando apenas na lavagem rápida, alem do mais ela soh funciona se eu desligar da tomada e liga de novo, caso contrario ela nao da nem sinal de vida. Na lavagem rapida ela faz tudo direitinho, enche de agua…centrifuga…

    Mas os outros ciclos nao funcionam de jeito nenhum.

    Isso começou depois que lavei tapetes sujos, o que será que pode ser??

    Abraçoss

    Felipe Rodrigues

    • Olá Felipe,

      Faça o autoteste da lavadora como mostra o passo a passo no post.
      Me parece que o problema é na placa eletrônica. Veja se a placa não tem nenhuma trilha de solda quebrada.

  6. fabiano jose da cruz

    eu tenho uma lavadora modelo lt60 e ela esta com problema no botão liga e desliga o botão não esta acionando.O problema pode ser na placa do botão,eu fiz um teste na placa  e ela só ligou quando fechei contato com uma chave de fenda no botão só funciona assim.

  7. ESSA PLACA DO BOTÃO DA LAVADORA LT60 É FÁCIL DE ENCONTRAR NO MERCADO E QUAL O PREÇO

  8. SAMUEL MARTINS

    OI NILTRAN! O AGITADOR DA MINHA LT50 TRINCOU E EU COMPREI UMA NOVA PRA SUBSTITUI-LA. COMO DIZ NO SEU MANUAL, É PRECISO DESENCAIXAR A TAMPA E DEPOIS TIRAR O PARAFUSO COM CHAVE L 10.BEM, ISSO EU JÁ FIZ, PORÉM A PEÇA QUEBRADA NÃO SAIU, PARECENDO ESTAR PRESA POR MAIS ALGUM PARAFUSO..IMAGINO Q POR BAIXO DA MÁQUINA. SERIA POSSIVEL VC ME DR UMA DICA? OU SERÁ COLOU O AGITADOR NO EIXO?

    DESDE JÁ AGRADEÇO E TBM QUERO PARABENIZA-LO PELO EXCELENTE TRABALHO!

     

     

    • Olá Samuel,

      Para retirar o agitador depois que você retirou o parafuso tem que fazer força mesmo.
      Ele não é preso em nenhum outro parafuso e sai com movimentos para os lados e para cima. Se ele estava quebrado, você terá que ter mais cuidado.

  9. OLÁ NILTRAN ESTOU COM MAIS UM PROBLEMA PRA SER RESOLVIDO NA MINHA LAVADORA LT60 ELA COMEÇA FAZER UM  FORTE BARULHO ESTRANHO QUANDO COMEÇA AGITAR QUAL PODE SER O PROBLEMA.

    AGRADEÇO DESDE JÁ PELAS SUAS INFORMAÇÕES UM ABRAÇO.

  10. Olá Niltran! Tenho uma Eletrolux LT50, acontece que a alguns dias que a máquina não esta mais drenando a àgua depois dos ciclos e tb não esta centrifugando, o que pode ser ? pensei analisando suas informações no texto acima que pode ser o timer ou o capacitador. Poderia me ajudar? desde ja agradeço. 

    • Olá Robson,
      Se a lavadora não drenar a água, ela não irá centrifugar mesmo, pois com o peso da água dentro a centrifugação não irá ocorrer.

      Verifique a eletrobomba de drenagem retirando ela do lugar e veja se não tem nenhum objeto estranho impedindo o rotor (pequena élice) de girar.
      Para fazer isso, esvazie a sua lavadora abaixando a mangueira de drenagem e deixando toda a água sair, forre o chão com um pedaço de colcha ou pano velho (para não arranhar o gabinete) e deite ela na posição de frente (bruço). Retire a eletrobomba e veja se não objeto estranho dentro ( moeda, clips de cabelo, etc). Para testar a eletrobomba fora da lavadora, pegue dois fios com terminais e ligue diretamente na tomada (fique tranquilo que não dá curto).

      Pelo que você relata o problema da sua lavadora é mesmo eletrobomba. Use o paso a passo postado no blog para retirar a eletrobomba, mas se não está seguro do passo a passo, pegue uma máquina fotográfica ou filmadora e com outra passoa lhe auxiliando, vá batendo fotos ou filmando a desmontagem e montagem passo a passo.

  11. Ola Niltran!

    Entao, a maquina nao entra em autoteste de jeito nenhum.

    Quando coloco em lavagem rapido(que eh o unico ciclo que funciona) as vezes ela começa ja drenando, termina e dps inicio de novo..ai vai..

    Qual será o problema?

    abs

    • Olá Felipe,
      Você tem certeza que está fazendo o autoteste corretamente? Tente refazer o autoteste, pois é muito difícil a lavadora não entrar em autoteste com os comandos digitados no tempo certo conforme o passo a passo pstado no blog. as vezes a gente acha que o autoteste não funcionou e nem se dá conta que um pequeno detalhe na sequência foi deixado de lado.

      Se não conseguir, faça os seguintes testes:

      Interrruptor da tampa
      Placa eletrônica
      Contatos da tecla power

      Importante!

      Antes de realizar os testes, faça uma varredura com os olhos e com os dedos em todos os contatos e placa eletrônica para checar se existe alguma rachadura ou trilha de solda partida. O problema de sua lavadora provavelmente é eletrônico e fazendo isso que falei e com calma, você irá achar o defeito.

      Não se esqueça de desligar a lavadora na tomada quando for realizar a varredura nos componentes. Somente faça os testes com a lavadora ligada quando assim o passo a passo solicitar.

  12. Ola

    Niltran

    A maquina nao entra em autoteste! soh funciona o ciclo rapido…mesmo assim soh qndo desligo da tomada…e ligo segurando o power…

    o q sera??

    abraços

    Felipe

  13. OLÁ MEU AMIGO…FICO MUITO GRANTO EM VC ESTÁ DANDO ESTE APOI PARA NOS QUE TEMOS

    DIFICULDADES NESTA VIDA DE MANUTENÇÃO.

    EU ESTOU COM UMA MAQUINA DE LAVAR ROUPAS LT 50 E SÓ NÃO CENTRIFUGA…

    O RELOGIO PASSA DIRETO….É A CHAVE COMUTADORA…

    OBRIGADO…MÁRCIO.

     

  14. HENRIQUE BASTOS

    Olá Nitran, quanto ao problema citado da bomba de drenagem, eu conseguir encontrar o terminal macho do conector coroido, menor, que não alcançava o conector femea, mas ai apareceu outro problema, quando ligo a tomada na energia e giro o botão de lavagem ate a lavagem desejada, e aperto o botão liga, o led verde acende, a eletrovalvula de anchimento abre começa a cair agua, e com um tempo bem curto, em questão de segundos, ela desliga totalmente, não liga mais, mesmo desligando a tomada e religando, tenho que levar um periodo bem longo para ela voltar a ligar e fazer o mesmo processo, voltando a aparentar o mesmo problema, desconectei todos os perifericos como, eletrovalvulas, motor bomba de drenagem coloquei os junps no micro e na boia de nivel, tentando eliminar qualquer suspeita de curto, sem sucesso ela aprensenta o mesmo problama, é como se tivesse concluido todo o ciclo e desligado, agradeço antecipadamente.

    • Olá Henrique,

      Realize o teste da placa de interface conforme mostra o passo a passo. Se problema ou é a placa de interface ou a placa eletrônica.

  15. Boa tarde Sr. Niltran

    Estou com uma placa de comando/potencia da lt60 de um amigo.

    Preciso saber o valor do resistor(que torrou) "R13", já que não consigo encontrar o esquema na net.

    Quando esse componente queima, qual a causa disso? Falha na eletrobomba?

    Placa= SINGLE V06  XMHL 20070726.

  16. Olá Niltran!

    Tenho uma Eletrolux LT60, que não esta mais drenando a àgua depois dos ciclos de lavagem, o que pode ser? Outro problema que ela vem apresentando também são alguns barulhos fortes durante as lavagens. Será que você poderia me ajudar? Desde ja agradeço sua atenção.

    • Olá Anayla,

      Verifique a eletrobomba de drenagem e também as partes da mecânica. Deite a lavadora e faça os testes conforme o passo a passo.

  17. Mauricio Ferreira

    ola amigo sou novo por aqui é que to com um problema e talvez tenha uma dica tenho uma lavadora eletrolux LT60 que apòs um cheiro de queimado parou de centrifugar desconfio que o motor entrou em curto gostaria de saber como testa-lo…..obrigado por ler o meu e-mail

  18. Mauricio Ferreira

    ola amigo sou novo por aqui é que to com um problema e talvez tenha uma dica tenho uma lavadora eletrolux LT60 que apòs um cheiro de queimado parou de centrifugar desconfio que o motor entrou em curto gostaria de saber como testa-lo…..obrigado por ler o meu e-mail… e onde comprar um motor novo ou se posso re-bobinalo

    • Olá Mauricio,
      Sobre como testar o motor, baixe o passo a passo disponibilizado no post que você leu em http://www.niltran.com/desmontando-e-testando-a-l
      No passo a passo há informações de como retirar o motor e testar ele fora da lavadora. Antes disso, retire a correia e ligue a lavadora sem a correia para testar se o motor parte normalmente e sem cheiro de queimado. Se partir e não der cheiro, provavelmente não é o motor e sim outro componente, provavelmente mecânico. Veja também o capacitor do motor se está ok.

  19. Paulo Sergio

    Boa noite Niltran.

    Estava procurando no Google alguma solução para minha lavadora Eletrolux Lt50 e achei seu site, gostaria de sua ajuade se possivel para que eu possa diagnosticar qual o defeito de minha maquina, esta acontecendo o seguinte: Eltrolux Lt 50, 5 Kg, 110 V, ela ecnhe normalmente eo qualquer programa de lavagem, porem na hora da agitação o cesto permanece trancado, ele fica assim tambem no enxague, so destrava no centrifugação, centrifuga normalmente, ou seja, o unico problema e na agitação. O que poderá ser? Ja desmontei, limpei e o problema não se resolve. Gostaria de uma orientação sua ou dos demais participantes deste site.

    Grato,

     

    • Olá Paulo Sérgio,
      Provavelmente o problema da sua lavadora é o termoatuador.
      Não tem como fazer um diagnóstico exato sem estar presente no local, mas para tentar lhe ajudar, abaixo segue o link para download do manual de serviços da sua lavadora electrolux lt 50/60.

      Faça o download do manual e com calma tente verificar o que está ocorrendo. Teste o termoatuador e quando começar a desmontar a sua lavadora, peça a alguém de casa para lhe ajudar pegando uma máquina fotográfica para ir batendo fotos passo a passo da desmontagem. Fazendo isso, na hora de montar você não terá problemas, pois vai precisar desligar fios.
      http://www.mediafire.com/file/5dj1ef6c6yun0c3/Man

      um abraço,

      Niltran.

  20. OLA  GOSTARIA DE SABER QUAL É O TEMPO CERTO DA CENTRIFUGAÇÃO ,COM O POMTEIRO DO TYMER SÓ PARA CENTRIFUGAR.TROQUEI PLACA ELETRONICA LT 60.ESTÁ FAZENDO TUDO.SÓ CENTRIFUGAÇAO DEMORA PARA DESLIGAR.

    • Olá Sérgio,
      Seguem abaixo as informações:

      Programas automáticos
      Jeans = 12 minutos
      Branco encardido = 8 minutos
      Normal = 12 minutos
      Rápido = 10 minutos
      Mais eficiência = 15 minutos
      ________________________________

      Reaproveitar a água:
      Lavagem econômica 1 enxágue = 10 minutos
      Lavagem econômica 2 enxágues = 10 minutos

      um abraço.

  21. olá nitran minha maquina LT60 não centrifuga, eu já troquei o capacitor e continua a mesma coisa. fica como se estivesse jogando agua pra fora mas não centrifuga.

    • Olá Sérgio,
      Se você realizou os testes descritos no passo a passo postado no blog e a parte elétrica está ok, então o problema passa a ser mecânico.
      Dê uma olhada no termoatuador e veja se está ok.
      tente visualizar o funcionamento da lavadora pela parte de trás e veja se na hora da centrifugação se o termoatuador aciona ou se a lavadora tenta partir a centrifugação.

  22. Niltran, comprei uma LTA 15 num leilão e, ao retirá-la, infelizmente verifiquei que a máquina foi para reparo com o seguinte diagnóstico:

    agitação muito lenta com defeito na transmissão / travessa mecânico preso. A  peça que teria que ser trocada é "transmissão com motor".

    Vc poderia me explicar se isso compromete muito o funcionamento da máquina? Ela está funcionando, porém verifico que as roupas continuam sujas após a lavagem. Isso tem a ver com o defeito? Quanto custa em média para consertar? É simples?

    Agradeço a atenção.

    Danielle

    • Olá Danielle,
      Espero que você tenha comprado essa lavadora bem barato, pois a manutenção dela é complicada e cara, tendo em vista que o motor e transmissão passaram a ser uma peça só.
      Veja os posts dessa lavadora no blog e veja você mesma. Outra coisa. Fuja de curiosos e faça o serviço com quem realmente trabalha com essa lavadora.
      http://www.niltran.com/desmontando-a-lavadora-ele
      http://www.niltran.com/testando-os-componentes-da

      Se as roupas estão sujando, tente desmontar o cesto através do passo a passo postado no blog e limpar ele e o tanque, pois existem profissionais que desmontam as lavadora e não limpam, dai….

      Se não resolver, é a transmissão que está sujando a roupa e terá que ser trocada.

  23. Niltran,

    Tenho uma LTA 15 e deu defeito na transmissão / travessa mecânico preso (agitação lenta) e a assistência me informou que teria de trocar a transmissão c/motor. Isso é simples? Quanto fica em média para se realizar esse tipo de conserto?

    Agradeço a atenção

    Danielle 

    • Olá Danielle,

      O serviços fica caro sim, mas não posso falar de preço devido a eu não ter reparado ainda essa lavadora.

  24. HENRIQUE BASTOS

    Nitran, troquei as 2 placas e a maquina (eletrolux lt60) não liga, preciso do esquema (circuito) eletrico, desde a toma ate a alimentação da placa, nao sei possa ser que tenha invertido algum dos fios na substituição dos conectores, ja que o original estragou, percebi que um dos fios da tomada, passa pelo nivel e retorna para a placa pelo fio na cor rosa, o outro lado da tomada alimenta o cinza (fio CN 1) que esta no lugar do fio branco da placa, e nesta imenda desce para o cinza do motor e o branco da eletrovalvula e freio, bem provavel nao ter errado nas imendas, com o circuito visualizarei melhor estas interligações, mais uma vez obr amigo.

  25. Ola, parabéns pelo tutorial!! Fui desmontar minha maquina para limpá-la, e após montá-la, liguei ela e ela não parou de encher de água até transbordar, o que será que aconteceu? O que eu montei de errado?

     

    Obrigado desde já.

    • Olá Édson,

      Verifique a mangueirinha do pressostato que pega nele e vai até o tanque. Ou está solta ou furada. Esse é o problema.

  26. Boa noite,a minha maquina de lavar é  eletrolux lm08,ela faz tudo quando chega na hora de soltar a agua não solta de jeito nenhum,poderia me dizer se é a eletrobomba que esta com defeito.Agradeço.

    • Olá Adriana,
      Pode ser a eletrobomba de drenagem, trava da tampa ou mesmo o timer. O timer eu em primeira mão descarto, pois o mais comum nesses casos são a eletrobomba de drenagem ou a trava da tampa.

      O que lhe aconselho é fazer primeiro um teste na eletrobomba. Para realizar o teste devera colocar um fio com dois terminais diretamente na eletrobomba, não tem problema se inverter os lados não. Você poderá usar o próprio cabo de ligação da lavadora.
      Com a lavadora desligada, deixe um pouco de água nela e ligue a eletrobomba direto. Se a água sair, a eletrobomba está boa e o problema é a trava da tampa. se ligando a eletrobomba direto a água não sair, retire a eletrobomba e veja se tem algum objeto estranho dentro dela como:
      Moedas, clips de cabelo, garra de sutiã, etc….

      Se não conseguir, retorne por favor.
      Se você mora no Rio de Janeiro e quiser, pode me solicitar um orçamento que vou em sua residência e faço um orçamento. Em ambos os casos o preço da mão da obra fica em R$60,00 e as peças originais ficam em R$ 18,00 a eletrobomba e R$ 19,00 a trava da tampa. Lembro que o preço das peças poderão ser diferentes de acordo com a loja, mas não foge muito disso não.

      Um abraço,

      Niltran.

  27. Boa tarde Niltran. Primeiramente quero parabenizá-lo por esse maravilhoso blog. Da pra notar a tua dedicação procurando ajudar as pessoas com seu problemas. o meu é que comprei uma lavadora Eletrolux usada, ja sabendo que tinha problema. ela solta agua e centrifuga, mas não bate a roupa, mesmo assoprando o pressostato. Notei que o pressostato tem dois terminais livres, o n- 12 e n- 24, mas não vi nenhum cabo nas proximidades deles. Essa maquina faz tempo que saiu de linha? Muito obrigado.

  28. Seu site é muito phoda!

    Tenho uma Lt60 que fica desligando muito antes de terminar o ciclo. O tempo q ela passa antes de desligar é bastante intermitente. Dá uma força aew!

    Veleu!

    • Olá Anderson,
      Verifique o interruptor da tampa, pois acho que o problema de sua lavadora é esse, ou a tecla liga/desliga localizada no painel superior:

      DISPOSITIVO DE SEGURANÇA DA TAMPA (INTERRUPTOR DA TAMPA) O dispositivo de segurança da tampa é um dispositivo elétrico, composto de um interruptor elétrico e está localizado no lado esquerdo do topo e é acionado pela tampa. O interruptor está ligado à rede elétrica e abre o circuito quando a tampa é aberta, parando o funcionamento da lavadora. Se durante o funcionamento a tampa for aberta, a lavadora pára. Para continuar o programa, basta fechar a tampa.

      Teste
      a. Posicione o interruptor como se a tampa estivesse fechada. Com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, verifique se há continuidade entre os terminais.
      b. Solte a alavanca do interruptor como se a tampa estivesse aberta. Nesta posição, e com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, não deve haver continuidade.

  29. Totalmente excelente Niltran. o sensor da tampa estava ok, mas os contatos e os conectores estavam oxidados e folgados. Limpei e ficou beleza! Obrigado!

  30. olá niltran, eu tenho uma lt60 que está apresentando um problema de transbordo. pois a válvula de entrada de água, mesmo com o botão desligado. continua dando passagem de agua. vç pode me ajudar. obrigado.

  31. FRANCISCO SALES

    niltran, na sua opiniao , qual a melhor lavadora de todos os tempos ou qual a lavadora que vc compraria hoje.

    • Olá Francisco,

      Na minha opinião a melhor lavadora foi a Brastemp Luxo. Atualmente não dá pra escolher, pois as lavadoras de hoje estão niveladas por baixo cheias de tecnologias com ênfase em placas eletrônicas e absolutamente frágeis.

  32. Ola Niltran.

    Parabens pelo site, muito bem explicativo!

    Tenho uma LT50 que não esta centrifugando. Já testei a eletrobomba, o termoatuador  e o presostato, e todos funcionam bem!

    A lava roupa funciona de acordo, encha o nivel correto, agita normalmente, e retira a água do cesto, porém na hora de centrifugar (quando ceia de roupa) ela não centrifuga. Porém se fizer o teste sem roupa, com a maquina vazia, a função da centrifuga funciona normalmente!

    As vezes se vc girar o cesto logo que o timer entra na função de centrifuga, a msm consegue centrifugar, mas não é todas as vezes que isso acontece.

    Teria alguma idéia do que pode estar acontecendo?!

     

    Grato, Glauco.

  33. claudio nicolae

    Estou com o mesmo problema do Glauco. Você poderia me identificar o cramulhão que tomou conta da maquina?

    Obrigado.

    • Olá Claudio,
      Faça igual a ele. realize um teste no capacitor e no motor como explicado no artigo no blog.

  34. Obrigado pelas informações. Admiro teu trabalho e essa dedicação para com as pessoas que solicitam

    informações para reparar suas máquinas e outros.  Grande abraço.

  35. Bom Dia , Niltran

    Tenho uma máquina LT60 e ela só gira o cesto quando ligada, para ela para é necessario desligar da tomada. O defeito é a placa seletora ou é do botão luga e desliga?

    Obrigada, aguardo uma resposta.

    • Olá Patricia,

      O problema na minha opinião é a placa, mas pode ser sim no botão liga desliga.
      Não descarte o chicote de fios, pois essa lavadora costuma dar problemas no chicote de fios.

  36. geraldo umbelino

    ola meu nome e geraldo gostaria de uma informaçao estou com um ploblema com uma lavadora eletrolux lt 60 time 70294484 em qualquer posiçao ela lava. mohlo.solta agua e náo centrifoga ela so centrifuga na posiçao centrifuga e a bomba náo esta queimada e que fasco

    • Verifique o pressostato de nível. Essa lavadora costuma dar muito problema na placa eletrônica, veja ela depois de checar o pressostato.
      Veja também a mangueirinha do pressostato se não está entupida.

      Aguardo retorno.

  37. Niltran,bom dia preciso de uma ajuda sua tenho uma eletroclux lt60 ,ela nao bate ,ja fiz o teste na placa eletronica,nas valvulas de enchimento de agua,no capacitor,mas nada.O que poderia ser,e o que seria esse termo atuador seria o protetor de sobrecarga do motor.Cara parabens pelo site muito bom

    • Olá Marcos,

      Verifique a placa liga/desliga no painel superior e também a trava da tampa.

      Aguardo retorno.

  38. Olá Niltran!

     

    Estou com um problema na maquina LT60. Quando eu ponho pra lavar, ela enche de água direitinho mas, quando chega no nível de água selecionado ela desliga e não inicia a lavagem. Já testei todos os programas. Já apertei o botao liga/desliga despois disso e nada de iniciar a lavagem. O que será?

    Poxa, muito bom esse site. Adimiro seu trabalho.

    Aguardo,

  39. Niltran, antes de tudo parabéns pelo blog.

    Tenho uma dúvida, possuo uma LT60 da Electrolux, ela desempenha todas as funções, contudo na hora de drenar para centrifugar e terminar a operação, ela não drena por completo, sobra em média de 4 a 5 dedos de água na cuba…

    ela drena totalmente, quando está finalizando a lavagem programada, eu desligo e coloco no turbo centrifuação…porque se deixo a programação fluir normalmente, ela termina só que não centrifuga direito por ainda estar cheio dágua.

    pode me ajudar?

    Abraços

    Gabriel

  40. Niltran, obrigado pela resposta.

    me perdoe pela ignorância, mas como eu verifico esses itens?

    grato

  41. Italo Tavares

    Parabens por seu trabalho em ajudar a quem precisa!

    Estou precisando de sua ajuda tenho uma lt 60 gostaria de saber se tem alguma problema em ligar os conectores envertidos da eletrobomba, e qual a correta ligação ja que nela vem descrito letras L e N qual as cores correspondentes a esses plugs ja que tenho fio AMARELO e BRANCO valeu!!!!!!!!!!  

  42. Italo Tavares

    Ola amigo estou com um pepino grande com minha maquina lt 60 ela apresentou defeito na drenagem, maquina faz todo ciclo mais nao drena, comprei uma bomba nova fiz a instalação, só que ao ligar a maquina ela deu um curto na placa no pino 1 do conector 2, fio amarelo então comprei outra placa instalei, liguei a mesma operou por alguns minutos normalmente quando entrou na centrifugação, houve mesmo curto na placa me ajuda a solucionar esse caso por favor pois ja tive dois gastos grandes!!!!!! valeu aguardo resposta e agradeço desde já.

  43. Italo Tavares

    Niltran vc acha que pode ser o termo atuador que esteja causando o curto!!!!!!!

    • Olá Italo,

      Você está correto. Troque o termo atuador. Verifique os outros componentes elétricos, pois essa lavadora costuma apresentar curtos causados por outras peças.
      Veja a válvula, pressostato.

  44. Italo Tavares

    Niltran troquei termo atuador, mais a maquina continua sem drenagem

    • Olá Italo,

      Agora ficou difícil amigo. Tem que descobri por que a eletrobomba não está recebendo corrente. Dê uma olhada bem detalhadamente no chicote de fios principalmente nas partes de emendas. Pode ser algum fio partido internamente.
      Outra opção é você testar peça por peça.

      No aguardo.

  45. Italo Tavares

    Niltran encontrei defeito agradeço ajuda, parabens por esse trabalho que vc realiza, continue ajudando pessoas so assim consiguiremos mudar a humanidade. Vou deixar registrado como consertei, após ter tido o curto na placa nova que havia adquirido, descubri que o termo atuador estava em curto "queimado" deu para perceber so visualizando e pelo cheiro de queimado, troquei o mesmo, fui ate a placa segui a trilha visualizei que a mesma estava interropida retirei a base siliconizada fiz a ponte, testei a mesma, desta vez ficou com a bomba de drenagem acionada direta nao parava de funcionar então testei um transistor (T 410) e mesmo estava em curto, retirei o da placa velha que estava bom, ja que as mesmas possui dois transistor de mesmas referencia, e coloquei na placa nova. para minha surpresa e alegria de minha mulher DEU CERTO!!!!!!!!!!!! "VALEU AMIGO PELA AJUDA SÃO PESSOAS COMO VC QUE MUNDO PRECISA."

  46. Italo Tavares

    DEU CERTO OBG PELA GRANDE AJUDA VALEU ABRAÇO!!!!

  47. Bom dia, Niltran.

     

    Tenho uma lt60, e não está entrando aguá na maquina, já coloquei aguá com uma mangueira e funcionou ok, o que pode ser?

     

    Atenciosamente.

    Leandro

    • Olá Leandro,

      O problema está na válvula de entrada de água. (onde fica a mangueira de entrada de água).

  48. Olá Niltran.

    Obrigado pela resposta, é simples o conserto?

     

    Abraços

    Leandro

    • Olá Leandro,
      A troca da válvula é simples. veja no post como realizar a troca. É tirar uma e colocar a outra.

  49. BOA NOITE NILTRAN.

    ESTOU COM UM PROBLEMA: TROQUEI O ROLAMENTO DA MINHA LT 60, MONTEI TUDO , MAS ELA NÃO QUER CENTRIFUGAR. ESTOU NA DÚVIDA SE COLOQUEI A MOLA DO MECANISMO NO LUGAR CERTO (COLOQUEI-A EMPURRANDO O MECANISMO PARA FORA). SERÁ QUE ESTÁ CERTO? SE ESTIVER, SERÁ QUE MEU TERMOATUADOR DEU PAU? O TERMOATUADOR ATUA EMPURRANDO OU PUXANDO O EIXO? SE PUDER ME AJUDAR, FICAREI MUITO GRATO. ABRAÇO, FLÁVIO.

    • Olá Flavio,
      Já algum tempo que não estou trabalhando com lavadoras, e a LT60 eu nem havia consertado ela, mas vou lhe ajudar indicando um fórum de um amigo meu onde existem vários profissionais que lhe ajudarão.

      Entre no fórum, se cadastre, pesquise para saber se já tem alguma resposta sobre um problema igual ao seu e se não tiver, faça a sua pergunta com muitos detalhes.
      Aguarde um ou dois dias que algum profissional irá lhe auxiliar.
      http://www.eletrodomesticosforum.com/forum2/viewf

  50. De cara ja te digo: estou te devendo um engradado de ceva!!! pode escolher a marca…

    a ressucitada é a LT60 placa de liga/desliga  que na minha opiniao esta ali só pra garantir o $$$ das assistencias (nada contra, mas putz!!!) enquanto esperava a plaquinha chegar fiquei usando ela por ligaçao direta, teu passo a passo de teste ativa tudo dela e confesso que me diverti um pouco, quando estava enjoando da brincadeira chegou a placa…

    Minha duvida agora se concentra na barulheira que as vezes ela faz ao começar a centrifugar, algumas vezes é só alguns estalos (como se fosse uma catraca) que logo param e ela segue centrifugando até o fim do ciclo. mas outras vezes parece que a querida vai explodir!!!

    É isso no mais parabens pelo site, e se precisar de algo aqui de Porto Alegre prende o grito.

    • Valeu Carlos,
      Sobre o barulho, veja se ela somente faz com roupas. Se fizer somente com roupas, verifique a parte de estabilidade dela como molas e suspensão.

  51. Rapa…teu blog ta td certinho,explicações corretas bem explicitas.eu estou com problemas na minha(da patroa)lt 60.E na centrifugação.Faz td certinho ate ai…mas na hora de centrifugar,ela nem joga agua nem centrifuga.Mas ñ vim te fazer pergunta pois a resposta ja tem no blog….vim te dar parabens pelo que vc faz.Mas vc poderia postar fotos dos componentes eletricos/mecanicosno teu blog.Não seria uma boa?  abraços

  52. Olá minha máquina no momento de centrifugação, o agitador funciona mas o cesto não gira, portanto não centrifuga o que pode estar ocorrendo???

    • Olá Camila,

      Para melhor ajudá-la, necessito do modelo exato de sua lavadora. Veja na parte traseira da lavadora a etiqueta de identificação e me informe o modelo de sua lavadora.

  53. o meu problema e quase o mesmo da camila na hora de enxaguar a aqua nao sai tenho que tirar a aqua com um pote ela esta lavando normalmente so nao esta saindo a aqua a marca dela e eletrolux lt 50 preciso de uma dica de vcs obrigado

    • Olá Arielma,
      O problema está na eletrobomba de drenagem. É necessário retirar a eletrobomba, abrir a mesma e checar se tem objetos estranhos dentro dela. ( é quase certo ter objetos como moedas, clips de cabelo ou de sutiã). veja também o rotor (élice) da eletrobomba, ele costuma ficar travando quando tem objetos estranho dentro.

  54. Olá Niltran!!

    Tenho uma LTR15, mas ela está apenas centrifugando, ela inicia o processo normalmente, mas na hora, por exemplo do enxague, voce escuta ela trabalhar, porém o cesto não movimenta, em fim, segue o processo e no final ela apenas centriguga!!!!

    Vc pode me ajudar a solucionar esse problema???

    desde já agradeço!!!

    Att.:Júnior

    • Olá Júnior,

      Veja o atuador de freio, chaves seletora motorizada CSm e a CSI.
      Se não resolver, a placa pode estar com problemas.

  55. olá a todos saudaçoes  niltran fiquei  com uma dificuldade  no blog…a chave seletora tem 8 posiçoes ,como possocorrigir  os  fios  em 15  posiçoes.no outro blog  tem a  chave seletora motorizada  ai fquei com mais dificuldade ainda .como saber  qual é  a nona decima decima primeira etc….?se alguem n o blog  souber me ajude pode ser uma coisa boba mais eu nao entendi desde já agradeço a atençao em ler  obrigado

  56. Meus parabéns pela sua imensa força à todos. Que bacana saber que ainda tem gente boa nesse mundo. Gostei pra caramba dessas suas aulas aeh!

    Parabéns!

  57. ola niltran parabens abençoado teu blog e legal

    niltran como fasso para testar motor maquina lavar na bancada fora do sistema te agradeço se poder mim ajudar fica com Deus     (modelo LT60 ELETROLUX)

  58. parabéns muito bom ,

    niltran minha maquina eletrolux lt 60 esta esborrando água 

    oq pode ser

    vc pode mim ajudar a resolver esse problema

    obrigado

    • Olá Kakau,
      Quando você diz "esborrando" água você quer dizer transbordando?

      Por favor me dê mais detalhes.

  59. BOM DIA AMIGO, TENHO UMA CONTINENTAL EVOLUTION 5K SENDO QUE ELA PAROU DE ENTRAR AGUA O RESTO FUNCIONA TUDO, SO QUE NÃO ENTRA AGUA E NÃO DRENA TESTEI A BOMBA DE AGUA DE ENTRADA E ESTA FUNCIONANDO.

    OBRIGADO

    • Se você testou a eletrobomba e testou a válvula de entrada de água e ambas estão ok, o problema está na trava da porta.

  60. ok obrigado

    niltran estou com um tanquinho sem agua e roupa ele gira

    ao colocar agua e pouca roupa gira forçado as vezes nem gira

    pode ser capacitor agradeço se poder mim ajudar

    • Olá Claudio,
      Nunca trabalhei com tanquinho, mas tente ver a regulagem da correia ou o mecanismo mecânico.

  61. Valeu NILTRAN as suas dicas foram de suma importancia pra mim, abçs…

  62. Rodrigo Lopes

    Boa Tarde, 

    Tenho uma Electrolux modelo LT 60, ontem batendo a roupa normalmente quando chegou ao estágio de centrifugação se deu um barulho muito forte de algo batento próximo ao motor, tentei desliga-la no botão liga/desliga, mas ela não desligava, então desliguei diretamente na tomada. Retirei as roupas para verificar o que houve. Ao liga-la novamente na tomada percebi que somente o agitador estava funcionando sozinho sem ligar o botão liga/desliga e o cesto não estava girando no modo centrifugação. Então mudei para o modo lavagem normal de 30 min. para verificar se iria funcionar normal, porém mesmo enchendo a maquina o agitador não parava de rodar, isto é, era pra ele ficar parado enquanto enchia a máquina, certo? E ele não ficou!

    O que pode ser?

    Por favor, poderia me ajudar?

    Desde já agradeço.

  63. ok niltran troquei o capacitor ficou legal
     

  64. Olá Niltan,

    Veja se pode me ajudar, tenho uma Electrolux modelo LF11, ela não executa a centrifugação, ela chega até a posição “H” que é da centrifugação e para, ficando o cesto cheio de água.

    O que pode estar acontendo?

    Fábio.

    • Olá Fábio,

      Verifque a eletrobomba de drenagem, pois se a lavadora não esvazia, ela não centrifugará. Veja se tem algum objeto estranho dentro da eletrobomba como clips, moedas, etc…

  65. Olá, gostaria de uma opinião, minha maquina está fazendo um barulho absurdo durante a centrifugação (como se fosse um liquidificador batendo gelo) , acontece no fim do ciclo de lavagem e no ciclo do amaciante, as vezes acontece quando ela faz o ciclo rapido (gira para um lado e para outro sem um tempo entre eles, estralando por um breve prazo de tempo) Acho que poderia ser problema ou no freio ou no braço co-injetado. Pelo tempo de vida dela (uns 4 anos) e pelo preço do orçamento feito para fazer visita, prefiro eu mesmo fazer a manutenção. Você sabe se trocando esses dois componentes solucionaria esse problema?
    Acredito que não seja defeito nos rolamentos, pois no ciclo mais longo não há nenhum ruido e nem há vazamento. Obrigao

  66. ola niltran estou com uma lt50 enche mas não bate e nem centrifuga relogio passa direto joga a agua fora e novamente não centrifuga pode mim ajudar fica na paz
     

    • Olá Claudio,

      Verifique o capacitor de partida da sua lavadora.

      Teste

      a. Com um multímetro analógico na escala de resistência, conectar as pontas de prova do multímetro no capacitor.
      Verificar que o valor da resistência tende a zero e, logo após, aumenta até seu valor infinito. Caso a deflexão do
      ponteiro seja muito pequena, deve-se mudar a escala de leitura no multímetro.

      b. Invertendo as pontas de prova do multímetro no capacitor o processo se repete.

      Importante
      Caso o ponteiro não deflexione ou deflexione e não retorne, o capacitor está defeituoso e deve ser substítuido por um
      novo.

  67. niltran esses teste postado serve para lt50e60 o so para lt60

  68. ok niltran não tenho multimetro analogico so digital vou trocar o capacitor verifiquei q o capacitor esta estourado depois comento como ficou valeuuuuuuuuuu

  69. Fábio Silva

    Boa tarde,gostaria de saber se vc pode meajudar, minha maquina eletrolux esta se desligando só, quando liga ela tralha mas logo se desliga, o que pode ser.

    • Olá Fábio,
      Para melhor ajudá-lo, preciso saber o modelo exato de sua lavadora. Veja na etiqueta de identificação na parte traseira da lavadora.

  70. Boa tarde amigao bela pagina parabens msm estou com um problema grave
    em uma ltr 10 nao enche fica so nos pingos, se encher com mangueira ela trablha um pouco
    e desliga nao puxa agua para enchague e vai pro fim e desliga me ajude!
    obs ;troquei a placa e a chava csi!

    • Olá Peterson,
      Você verifcou a válvula? Já peguei lavadora assim que era além dos contatos da válvula oxidados, o chicote estava rompido na junta.

  71. Boa Tarde Niltran,

    tenho um Lt60 e tenho o seguinte problema:

    quando ela vai executar a centrifugacao o cesto comeca a fazer a bater nas laterais como se estivesse solto, abri  a maquina e aparentemente nao ha nada solto(olhar de leigo), o que pode ser?

    abraco

    • Olá Guilherme,
      Verifique as seguintes peças:

      Vara de suspensão, molas laterais e o anel hidrocompensador ( fica preso ao tanque e contém água. se a água vazer, a lavadora fica desbalanceada).

  72. Bom Dia Sr. Niltran td bem? Que Deus continue te abençoando!

     

    Tenho uma LT60, e há uns 15 dias atrás ela parou de funcionar. Meu marido trocou aquela peça menor que aclopada à placa(q aciona o botão power). Ela voltou a funcionar normalmente. Agora sem mais nem menos ela parou novamente. Que testes meu marido deveria realizar para diagnosticar o problema?

     

    Desde já muito obrigada!!!!

    • Olá Denize,
      Talvez uma outra peça esteja em curto e queimando a placa do botão liga/desliga. Isso somente poderá se detectado com testes de corrente no circuito da placa eletrônica.

  73. Ola Niltran, to com uma eletrolux lts12 parece que na agitação ela prendeu uma calça e forçou um pouco agora ela nao esta agitando mais, faz um barulho tipo um ronco e so ameaça mexer o agitador, devo tirar ele para ver se tem algo travando?

  74. Apesar de quem o agitador gira livre com a mao, nao parece ter nada prendendo nao, voce liga ela e ela ja quer rodar o agitador mas so da uns roco e para, que sera?

  75. Olá Leo,
    Pode ser a placa sim, mas veja também a trava da tampa e chicote de fios.

  76. Boa tarde, tenho uma Eletrolux LT60 que ao trocar a eletrobomba por outra ela está funcionando direto mesmo com a máquina desligada, é só ligar na tomada e começa a por agua pra fora.

    vc ja viu isso?

  77. Boa Noite! Eu tenho uma lavadora eletrolux lt50 a mesma esta fazendo muito barulho quando começa lavar percebi que esse batulho vem do kit de centrifugação foi trocado mas continua e o cesto esta girando rapidamente.

  78. caro niltran me agude tenho uma continental evoltiom ela so entra agua e para nem omotorzinho  do timer funciona  se ligar uma fase direto no motorzinho ela funciona  a primeira lavagem mais trava na segunda se levar o botão ate o enchague ela fuciona ate o fim o que pode ser

  79. Boa noite
    Tenho uma lavadora lt60 e estou com o seguinte problema: coloco em um programa e ligo a máquina, ela trabalha um tempo, variando de quase todo o programa até ligar por alguns segundos, e depois desliga. Pode ser em qualquer programa, tanto na lavagem quanto na centrifugação. Fiz o auto teste e ela centrifuga, porem na agitação ela trabalhou um pouco e parou. Desde ja sou grato pela ajuda.

  80. ola niltran tem como testar os componentes lavadora brastemp clean modelo BWR22BBBNA
    desde ja te agradeço

  81. Olá, boa noite! Muito legal o seu blog.
    Gostaria da sua ajuda. Tenho uma Lavadora Eletrolux Lt60 e ela está apresentando o seguinte problema, quando coloco a plug na tomada sem apertar o botão liga e desliga aquela roda do fundo gira sozinha. Quando aciono o botão liga entra água normal, porém na hora de agitar ela vai apenas para um lado e na centrifugação apenas o fundo roda. Chamei um técnico para verificar e ele disse que teria que trocar a placa eletrônica, pois essa tem silicone. Ele informou que a placa custa 110,00 + 80,00 pelo serviço.

    Como sou leiga no assunto, gostaria da sua opinião.

    Obrigada
    Daniele

  82. ola niltran tenho uma electrolux lt 60 deu problema na placa troquei só que agora na hora de centrifugar ela nao centrifuga ela joga a agua fora mas na hora de centrifugar ela só gira aquela parte do fundo bem devagar como se estivesse batendo a roupa, a etambem quando abro a tampa da maquina ela nao desliga

    • Verifique a trava da tampa.
      Teste da trava da tampa.
      Teste
      a. Posicione o interruptor como se a tampa estivesse fechada. Com o auxílio de um multímetro na escala de
      resistência, verifique se há continuidade entre os terminais.
      b. Solte a alavanca do interruptor como se a tampa estivesse aberta. Nesta posição, e com o auxílio de um multímetro
      na escala de resistência, não deve haver continuidade.

      Capacitor de partida:

      Teste
      a. Com um multímetro analógico na escala de resistência, conectar as pontas de prova do multímetro no capacitor.
      Verificar que o valor da resistência tende a zero e, logo após, aumenta até seu valor infinito. Caso a deflexão do ponteiro seja muito pequena, deve-se mudar a escala de leitura no multímetro.
      b. Invertendo as pontas de prova do multímetro no capacitor o processo se repete.
      Importante
      Caso o ponteiro não deflexione ou deflexione e não retorne, o capacitor está defeituoso e deve ser substítuido por um novo.

      Na parte mecânica verifique as seguintes peças:

      Mola catraca, Mola retorno do braço, braço atuador, engate termoatuador, termoatuador.

  83. Estou com um problema na lt60 eletrolux, ao ligar a bomba de drenagem fica ligada direto sem a maq estar liga no painle de controle, so para qdo desligo da tomada, qdo aciono alguma funcao, ai entra agua e a bomba retira a mesma…

  84. Alexandre Braule

    Nitran
    Boa Tarde!!!!
    Tenho uma electrolux LT 60 é a mesma vem apresentando o seguinte problema intermitente.
    Ela tem três anos de uso e começou a apresentar problema. Ela do nada desliga, seja no processo de encher, na hora de esvaziar, na hora de centrifugar e as vezes fecha o ciclo completo sem desligar em nenhum momento. Isso acontece independente de colocar no nível baixo, médio ou alto. na escolha do programa JEANS, NORMAL etc.
    As vezes ela nem liga mais, ou seja, você pressiona o botão de ligar, o led verde pisca e apaga, só volta a ligar horas depois ou no dia seguinte.
    O que pode ser? O que fazer?
    Aguardo resposta.
     

    • Verifique o botão liga/desliga. tem uma plaquinha atrás dele e normalmente está oxidada, limpe ela.
      Caso não resolva, então o problema é a placa eletrônica.

  85. Ola. Tenho Uma Lavadora Eletrolux Lt 09 Turbo, e ligou Encheu de Agua,Comessou a Fazer o Agito e Parou Sozinha, e agora no botao de Ligar apenas acende a luz bem rapido mas nao liga Permanente, o que pode ser Sera que Alguem Pode Me Ajudar???? sera muito graficante sua Colaboraçao. meu e-mail :[email protected]

  86. JOSE ROBERTO

    VOCE TEM ESQUEMA DA MONTAGEM MECANICA E ELETRICA DA  LETROLUX LQ.75 / 7KG PASSO A PASSO

  87. Muitissimo Agradecido Pela sua Grandiosa Ajuda, ja Consertada era a Plca de Partida,Deus te Abençoe Nitran

  88. Niltran Por Favoe Preciso mais uma ajuda,no assunto anterior falai sob a troca da Placa de Partida,no entanto agora quando e ligada botao do Power apenas da o acionamento de agitar, sem antes de entrar agua,experimentei colocar agua no nivel ela fez novamente o agito e esgotou a agua e apos esvazio totalmente mudou para faser inchague nao deu mudei para centrifugar tambem nao funcionou so da mudança de estagio mas nao aciona o estart o que pode ser?

  89. Marcos Guedes

    Boa Tarde!
     
    Tenho uma lt60 e ela apresenta o seguinte problema:
     
    Enche normalmente na hora de bater a roupa ela gira para um lado e quando vai girar para outro faz um barulhao, nao sei se deveria girar o cesto, mas parece que esta travado, é como se ela tentasse fazer ele girar e dai da esse barulho alto. Obrigado!!

  90. No Aguardo Para Respostas

  91. Carlos Leão

    Niltran, boa noite

    tenho eletrolux lt50 e apresentar o seguinte problema: não agita e nem centrifuga.

    Observação: 1 – liga normalmente, entra água,
    2 – quando adiantamos o seletor para a posição centrifugar, despeja a agua, fica dando alguns thic thic e um barulho com se ligasse o motor, no entanto não gira, quando demora dois ou tres minutos sai um pouco cheiro de queimando.

    3 – tira o motor fora conforme sua instrução, ligeui o fio branco na fase e o vermelho no neutro e girou o motor no sentido horário, no entanto quando coloquei o fio neutro no amarelo não dá nenhum sinal.

    Ajude-me por favor
    [email protected]
    (084)88555878 (pode ligar a cobrar)
    Obrigado

  92. Marcos Guedes

    Boa terde! conforme recado anterior substitui  o termoatuador e ela diminuiu o barulho mas continua fazendo, gira para um lado sem fazer barulho e quando gira para o outro faz barulho.
     
    No aguardo!
     
    Muito Obrigado

  93. eletrolux lt 50 olá minha maquina ao iniciar a lavagem faz um barulho como se aquela catraca do aclopamento nao se encaixasse  ela da p 1° giro mas quando volta fica passando faz muito barulho, ja desmontei o mecanismo de acoplamento mas nada e tambem vaza algumas gotas do eixo do agitador obrigado.

  94. Boa noite! Gostaria de parabeniza-lo pelo o seu trabalho brilhante em tentar ajudar a pessoas.
    Tenho uma lav Esmaltec EW60 e ela ná centrifulgação pula muito e o cesto bate muito, já fiz troca de varetas e redução de Molas conforme fabrica mas não funciona você sabe me dizer alguma solução?

    • Olá Bruno,
      Ainda não trabalhei com ela, mas acho que deveria checar se ela tem o anel hidro-compensador e se ele está com água. Se ele tiver sem água ou com pouca, mesmo com a lavadora sem roupas ela irá trepidar.

  95.  Ok. Realmente não observei isto. Vou tentar trocar o anel nivelador pode está com pouca agua.
    Obrigado!

  96. Bom dia! Nitran, estou com um problema com uma lavadora LT60 gostaria muito se você pudesse me ajudar. Ela de inical funcionava mas toda descontrolada (agitando sem entrar agua etc) e não desligava. Resolvi então trocar a placa junto com o interruptor liga desliga, mas agora não dá sinal de nada. Testando ela vi que está chegando e saido energia da placa  mas não liga nem a bomba dàgua que por sinal está sendo energisada tambem mas não fuciona.
    Achei muita coincidencia trocar já duas placas e continuar com o mesmo defeito (não funciona) acho ,não sei, que seja algum componente eletrico. detalhe e que com a placa que esta doida ela mando os comandos para os componentes e eles funcionam mas fora de ordem como seria correto.
    Fico muito feliz se o senhor puder me mostrar uma luz ou me ajudar.

     

  97. Estou com problema com a lavadoura lf11 a vauvula fica aberta direto, já troquei, mas permanece o problema, sera que e placa?

  98. Boa noite! Gostaria de saber se é muito caro o custo da troca do botão
    liga desliga da eletrolux lte 09 ,estava com mau contato e hj
    parou de vez só pode ser isso…solicitei assistencia e gostaria de
    estar preparada pra não me assustar..grata
    parabens pelas informações prestadas

  99. niltran muito bom esse sua ajuda. mas como removo a tampa do agitador. no manual é uma coisa  mas na lavadora parece algo como uma bola dentro da tampa. tenho uma foto vou ver se posto depois.
    abraços

  100. [email protected]

    boa noite niltran éo meireles preciso do video como desmontar a atlas 5 kilos e montar  se puder mande para mim obrigado tenha um restante de noite 

    • Olá amigo Meireles,
      Infelizmente não tenho esse vídeo e nem o manual dela.
      Estou aguardando o retorno de um amigo que tem uma enxuta 5.0 em casa e ficou de deixar eu desmontar para fazer um passo a passo.
      Assim que fizer colocarei no blog.

      Um abraço e sucesso.

  101. minha maquina é uma lt60 ela liga mas não começa nenhum ciclo e quando giro o botão da programação ela desliga. O que você acha?

  102. você tem fotos de como montar a válvula de entrada de agua lt60. desmontei e não lembro como montar.

    • Fotos não tenho.
      Para colocar a válvula basta retirar os parafusos da tampa traseira, levantar e por baixo terá acesso a válvula.
      A montagem não tem segredo.

  103. Bom dia. Muito bom o site, parabéns pelo seu trabalho. 
    Tenho uma LT60 que não está fazendo a agitação. Faz um clique na hora de agitar tanto para um lado como para outro, mas não efetiva o movimento, dá a impressão de estar travada. A centrifugação acontece normal. Já troquei o termoatuador porém o defeito permaneceu.
    Grata pela atenção!
    Abraço 

  104. Niltran consegui retirar aquela peça que fica em cima da tampa do agitador. era tão simples e eu achando que era parecida com aqueles desodorante roll on. hehehe 
    muito obrigado por sua ajuda.
    aproveitando o post poderia me responder também como faço para testar o termoatuador. notei que ele não atua mais no freio e a centrifugação parou.
    estou desmontando ela para ver se consigo acabar com um barulho irritante. estou pensando em comprar esse conjunto mecanismo em partes.
     

  105. Oi tenho uma eletroclux lt60 e já tem 2 meses que ela nem liga,as vezes demorava pra acender o botão e agora não acontece mais nada.O q eu faço me ajude por favor!!!